Identificar as expectativas do paciente no período pré-operatório é um componente fundamental para a satisfação do paciente no pós-operatório e para que se tenha uma rinoplastia bem-sucedida. O paciente deve elencar suas preocupações específicas sobre sua aparência nasal e/ou função respiratória. As preocupações comuns incluem assimetria, deformidades da ponta nasal, irregularidades do dorso e a obstrução das vias aéreas nasais. O paciente deve tentar classificar essas preocupações em ordem de importância. Levando isso em conta, o cirurgião tem de determinar se as expectativas do paciente serão realistas e poderão ser atendidas adequadamente.
A Rinoplastia é uma das mais antigas e tradicionais cirurgias no âmbito da cirurgia plástica, pois os cirurgiões indianos já a praticavam há dois mil anos. É um tipo de cirurgia muito notada por seus resultados, devido ao fato de modificar sensivelmente a face do(a) paciente.
Não é possível prever, com absoluta exatidão, e nos mínimos detalhes, o formato final de um nariz após uma Rinoplastia. Mesmo tendo-se objetivos a atingir, não é possível prever o quanto destes objetivos serão alcançados. E isto se deve ao fato de que cada paciente tem características que lhe são próprias, tais como a espessura da pele e das cartilagens do nariz, elementos que podem interferir no resultado final.
Também, há que se levar em conta que a reação local, após a retirada e o manuseio das estruturas do nariz, será igualmente variável de pessoa a pessoa.
Exemplificando: um (a) paciente com pele espessa na ponta nasal, após a retirada e modelagem da cartilagem local, terá uma ponta mais fina, mas não tão fina quanto a de um paciente com pele menos espessa.
Do que é possível concluir que a natureza de cada caso impõe limitações que lhe são próprias e imprevisíveis. Por tal razão, a tentativa de prever uma imagem do(a) paciente em computador, será apenas uma idealização e, portanto, pode ficar bem longe da realidade.
APÓS A CIRURGIA
Em caso de necessidade de fraturar o osso nasal, o paciente ficará com gesso por 5-7 dias. O maior cuidado no pós-operatório é para se evitar um trauma (bater) no nariz, visto que após a cirurgia o nariz está em processo de cicatrização.
Esforço físico moderado como dirigir são liberados a partir de 4-7 dias, quando o edema do rosto regride.
Atividades físicas serão liberadas em torno de 4 semanas.
IDADE: A partir 15-20 anos (após crescimento completo)
ANESTESIA: Local com Geral
DURAÇÃO DA CIRURGIA: 2h
TEMPO DE INTERNAÇÃO: 12 – 24 horas
CICATRIZ: dentro do nariz ou columela (quase imperceptível)
TEMPO DE RECUPERAÇÃO: 1 – 2 semanas
EXERCÍCIOS: Após 3-4 semanas.