O uso de brincos pesados por muito tempo, ou uso de alargadores de orelha, ou ainda traumas na orelha (acidentes com objetos cortantes, puxar os brincos com força ao retirá-los) são os principais fatores que podem deixar a orelha rasgada. Porém, isso pode ser corrigido com a lobuloplastia – a cirurgia plástica que remodela as orelhas.
O lóbulo é uma região muito sensível da orelha. A pele é mais macia e por não possuir cartilagem como o restante da orelha fica mais suscetível a ao peso de brincos e aumento do furo por alargadores.
Esteticamente a pessoa com a orelha rasgada ou com um alargamento do furo muito grande não fica bonito e muitas vezes a autoestima acaba sendo um fator determinante na decisão de um procedimento cirúrgico como a lobuloplastia.
A lobuloplastia é um procedimento que não possui restrição de idade e tem como objetivo corrigir e reconstruir o lóbulo da orelha reconstruindo a estética da orelha e devolvendo a autoestima da pessoa.
O procedimento é feito por anestesia local e, na maioria dos casos, sem sedação, e consiste em reconstruir o lóbulo da orelha através de incisões na área rasgada e sutura dessas incisões, de maneira a dar um contorno adequado ao lóbulo da orelha (a parte mais carnuda e macia da orelha, onde geralmente se fazem os furos para brincos).
O tamanho das incisões dependerá do tamanho do rasgo na orelha. Se for apenas um pequeno alargamento do furo de brinco, o cirurgião poderá apenas retirar a pele em volta do furo e fazer uma sutura para fechar o buraco criado pelas incisões. Entretanto, caso se trate de uma orelha rasgada completamente (chamada, tecnicamente, de lóbulo bífido), bem como em casos de furos muito amplos devido ao uso de alargadores de orelha, serão necessárias incisões e suturas maiores, consequentemente com cicatrizes maiores.
Duração: 30 a 60 minutos
Anestesia: Local
Idade: acima de 15 anos