Esta é uma das cirurgias plásticas bastante procuradas pelas pacientes que estão descontentes com o volume de suas mamas, sendo também indicada para melhorar o aspecto estético das mesmas.
A cirurgia de aumento mamário não só proporcionará mamas maiores, mas também vai elevar a altura das aréolas e dos mamilos, quando estes estiverem caídos.
Mamas com quedas moderadas e grandes não serão elevadas com o uso de implantes. Será necessário a retirada de pele concomitante. Observar que os mamilos são normalmente divergentes, ou seja, levemente voltados para fora em quase todas as mamas. Esta posição não será alterada com a cirurgia. Poderá até ser piorada.
Os implantes de silicone, após sua colocação, são naturalmente envolvidos por uma cápsula, o que é uma reação normal do organismo.
Em algumas das pacientes esta cápsula se torna vigorosa o suficiente para endurecer a mama e até modificar o formato do cone mamário, conferindo-lhe um formato antiestético, endurecido e, às vezes, doloroso. Quando ocorrer a contratura, será necessária uma nova cirurgia para troca de prótese e, em alguns casos, será preciso retirar os implantes, o que deixaria as mamas flácidas, requerendo uma nova modelagem, sem a possibilidade do aumento mamário. Este risco deve ser perfeitamente entendido e aceito antes da cirurgia.
O novo formato das mamas não será eterno, ou seja, estará sujeito às mudanças do tempo e, principalmente, às modificações de volume que a glândula mamária sofrerá pelas mudanças hormonais e, particularmente, pelas gestações.
Ao longo dos anos poderão ser indicadas novas cirurgias com troca dos implantes para restaurar o formato obtido anteriormente.
A cirurgia promove o aumento da mama, deixando ela mais bonita e mais consistente. Também é possível corrigir pequenas assimetrias, equilibrando o a diferença de volume das mamas quando necessário. Além disso, após a amamentação, perda de peso ou com o avanço da idade, os seios diminuem de tamanho e podem apresentar flacidez e “ficarem caídos”. Nesse caso a cirurgia permite restaurar o volume e a forma das mamas.
TIPOS DE PRÓTESES DE MAMA
Os implantes possuem duas variáveis que devem ser decididas pelo cirurgião em conjunto com a paciente. Geralmente a paciente conta o que esperado resultado e o cirurgião aponta o melhor tipo de prótese de mama.
PLANO DE COLOCAÇÃO DA PRÓTESE DE MAMA
A prótese de silicone pode ser colocada basicamente atrás do músculo peitoral ou na frente. Não existe um plano melhor ou pior, existe sim, um plano mais indicado para cada paciente.
INCISÃO DA CIRURGIA (LOCAL DA CICATRIZ)
É possível colocar a prótese de mama através de diferentes incisões, e assim como no plano de colocação da prótese, também não existe uma incisão melhor ou pior, mas sim, a melhor indicação para cada paciente. Não importa qual o incisão para colocação da prótese, a cicatriz sempre fica “escondida” pela roupa intima ou biquíni. A cicatriz da cirurgia de prótese de mama geralmente fica de ótima qualidade é não uma questão que deve preocupar a paciente.
ANTES DA CIRURGIA
AVALIAÇÃO MÉDICA: A paciente deve passar em consulta para a avaliação detalhada e escolha da melhor opção de cirurgia em conjunto com o cirurgião. Será avaliado o tipo da prótese, perfil, local de implantação da prótese e cicatriz.
EXAMES: serão solicitados exames pré-operatórios que incluem exames de sangue, de urina, Raio-X de Tórax, Eletrocardiograma e Mamografia ou Ultrassonografia das mamas.
MARCAÇÃO DA CIRURGIA:
A cirurgia é realizada em ambiente hospitalar, sob anestesia peridural com sedação ou anestesia geral.
A cirurgia dura de 1 a 2 horas e a paciente pode ir embora no mesmo dia ou dormir uma noite no hospital.
APÓS A CIRURGIA O curativo fica fechado até o primeiro retorno entre 5-7 dias.
Após a cirurgia deve-se ter o cuidado de não realizar esforços físicos intensos, especialmente como os braços.
Atividades cotidianas leves como lavar os cabelos e trabalhos que não exijam esforço físico principalmente dos braços estão liberados com 1 semana.
Atividades físicas serão liberadas em torno de 4 a 6 semanas.
IDADE: A partir 16 anos (após puberdade)
ANESTESIA: Peridural com sedação ou Geral
DURAÇÃO DA CIRURGIA: 1h:30
TEMPO DE INTERNAÇÃO: 12 – 24 horas
CICATRIZ: Escondida pela roupa íntima
TEMPO DE RECUPERAÇÃO: 1 – 2 semanas
EXERCÍCIOS: Após 4-6 semanas.