Dr. Wallace Neves

Abdominoplastia

Abdominoplastia

A dermolipectomia é uma cirurgia que se destina a retirar determinada quantidade de pele e (de) gordura do abdome. Favorece a perda de peso, todavia não é a quantidade em gramas retiradas que definirá o resultado estético final, mas, sim, a manutenção da proporcionalidade e da harmonia do corpo como um todo.

Portanto, esta cirurgia não se constitui em um método de emagrecimento, bem como não substitui a necessidade de cuidar de seu peso corporal e de praticar exercícios físicos para ajudar a manter a sua saúde e o formato do seu novo abdome.

Não será possível retirar toda a gordura do mesmo, apesar da possibilidade de um eventual uso de lipoaspiração conjunta em pequenas áreas, todavia sempre existirão alguns locais, principalmente abaixo do umbigo e na região do “estômago”, onde permanecerão um pouco de gordura, e isto se deve ao fato de que a pele do abdome necessita desta gordura como proteção ao seu suprimento sanguíneo.

Haverá sempre uma cicatriz visível, e que será tanto maior quanto maior for o excesso de pele a ser retirado.
Sempre que possível esta cicatriz será colocada em local que coincida com a marca das roupas de banho da paciente.

O aspecto desta cicatriz é individual, pois dependerá do tipo de pele e de sua reação à cirurgia.

O umbigo geralmente fica com formato natural podendo variar em alguns casos, ou poderá ser mantida sua forma, mas ele será rebaixado alguns centímetros do local original. Em outros casos, pode resultar em uma pequena cicatriz vertical, correspondente ao antigo local do umbigo.

Em algumas situações é preferível eliminar o umbigo existente e reconstruir um novo umbigo.

Gestações devem ser programadas para antes da sua Abdominoplastia, pois caso ocorram após esta cirurgia, poderão favorecer o aparecimento de mais estrias, bem como o alargamento das cicatrizes, além de comprometer, severamente, o resultado já obtido e do desenvolvimento do feto.

 

Podem ser feitas Miniabdominoplastia, Clássica ou em Âncora.

A região abdominal é uma das áreas mais tratadas em cirurgia plástica. É frequente, por parte dos pacientes, o desejo de melhora da parede abdominal após gestações ou alterações de peso, incluindo a reparação de hérnias ventrais.

As melhorias estéticas incluem a remodelação do contorno da parede abdominal, a reconstrução de uma aparência natural do umbigo e a localização adequada da cicatriz abdominal resultante. O componente reconstrutivo inclui a recriação da anatomia fascial e muscular original, bem como a restauração de qualquer outra deformidade anatômica que possa estar presente.

Abdominoplastia

As metas principais nos procedimentos de abdominoplastia são alcançar uma ressecção adequada da pele e do tecido subcutâneo abdominal de uma maneira tridimensional, com a tensão de fechamento afastada da borda de ressecção do retalho, para prevenir o comprometimento da perfusão. Além disso, a camada músculo aponeurótica do abdome deve ser restaurada para evitar as hérnias abdominais, a diástase e o consequente desequilíbrio muscular do tronco e, ao mesmo tempo, melhorar o contorno da parede abdominal.

Com o envelhecimento e a gestação, a pele e a gordura abdominal tendem a ser distribuídas na região inferior do abdome. Especialmente como resultado de múltiplas gestações, as estrias se tornam comuns, resultando em rompimento e separação do colágeno dérmico com consequente adelgaçamento da pele. Nesta situação, o tratamento para estrias é exclusivamente por excisão cirúrgica.

IDADE: geralmente após gestações
ANESTESIA: peridural
DURAÇÃO DA CIRURGIA:  2h- 3h
TEMPO DE INTERNAÇÃO: 12 – 24 horas
CICATRIZ: encondida na dobra e na roupa intima+ em volta do umbigo
TEMPO DE RECUPERAÇÃO: 4 semanas
EXERCÍCIOS: Após 4 semanas.